Qualidade de Energia – Medições de Grandezas Elétricas

Quando: 29/07/2011 às 9h

Iniciativas: Instalações Elétricas, Qualidade de Energia

O tema será tratado considerando-se as premissas das normas IEEE 1159, do módulo 8 da ANEEL-PRODIST, que regulamenta o fornecimento de energia elétrica no Brasil, e principalmente o uso de medições como ferramenta de manutenção preditiva e de soluções de problemas operacionais nas plantas industriais e grandes prédios comerciais.
Serão abordadas as definições dos fenômenos relacionados à qualidade de energia, as técnicas para a identificação em instalações, bem como as relações entre estes fenômenos, e ainda as possíveis soluções para se evitar a recorrência. Ao final serão apresentados casos reais de medições efetuadas e conclusões dos mesmos.
Palestrante
Palestrante José Starosta
Engenheiro eletricista (Escola de Engenharia Mauá), mestre em engenharia elétrica (Escola Politécnica/USP) e sócio-diretor da Ação Engenharia e Instalações. Especialista na área de eficiência energética, qualidade de energia e compensação reativa. Autor de diversos trabalhos publicados, participação na organização de congressos e instrutor de cursos relacionados a qualidade e uso racional de energia desde 1993. Membro do IEEE. Presidente da ABESCO (Associação Brasileira das Empresas de Conservação de Energia). Membro do ABNT/CB3- na comissão de revisão da norma ABNT NBR 5410.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.