Conceitos e Apresentação de Software de Dimensionamento – Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos

Quando: 17/12/2010 às 9h

Iniciativas: Instalações Elétricas

O procedimento geralmente usado para a seleção de uma seção de cabo conduz à mínima área de seção transversal admissível, a qual também minimiza o custo do investimento inicial do cabo. Ele não leva em conta o custo das perdas que acontecerão durante a vida do cabo. Sob o ponto de vista de todo o sistema elétrico, desde a geração de energia até sua utilização final, as perdas nos condutores implicam diretamente num aumento no consumo de combustíveis e outros insumos necessários para gerar a energia perdida. Com isso, aumentam na mesma proporção as emissões de gases de efeito estufa (CO2), contribuindo assim para um incremento nos danos ambientais.
Desta forma, combinando o dimensionamento econômico de condutores (que reduzem as perdas térmicas) com cálculos de impacto ambiental relativos à redução da emissão de CO2, é possível obter-se uma seção de condutor elétrico que ao mesmo tempo reduza perdas, otimize investimentos e reduza o impacto no meio-ambiente.
O objetivo do webinar é apresentar a metodologia que permite aos projetistas e profissionais em geral realizarem este dimensionamento, apropriadamente chamado modernamente de “dimensionamento econômico e ambiental de condutores elétricos”.
Além disso, este webinar apresenta um software desenvolvido pelo Procobre que serve para facilitar a aplicação das equações envolvidas nos dimensionamentos econômico e ambiental. Dentre outras funções, mostra como somar os custos iniciais, custos operacionais e custos totais de grupos de circuitos, obtendo assim a economia total e o período de retorno de investimento global de uma dada instalação, além de obter a redução total nas emissões de CO2 resultantes dos dimensionamentos ambientais.
Palestrante
Palestrante Hilton Moreno
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Diretor da Revista Potência; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT; Professor universitário; Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior; Autor e coautor de várias publicações; consultor de empresas.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.