Project Sunroof: o telhado solar do Google

A eletricidade é algo que está na nossa sociedade há pouquíssimo tempo, ainda mais se compararmos ao tempo que vivemos sem luz. Porém, nesses anos já foram gastos milhões em recursos naturais. O petróleo é um deles, que já foi um dos responsáveis por metade da energia consumida pela humanidade. Porém, existem outros tipos de energia que não agridem tanto o meio ambiente.

A tecnologia solar ajuda milhares de pessoas ao redor do mundo, principalmente com quem se preocupa com o mundo. Porém, instalar todos os aparelhos que são necessários para utilizar esse tipo de energia pode ser algo realmente complicado. É justamente por isso que a Google criou um novo projeto para ajudar quem deseja começar a utilizar energia solar.

O Project Sunroof é a novidade da Google, uma iniciativa que aproveita das possibilidades do Maps para medir quanto de energia seu teto pode oferecer, já que provavelmente caem raios solares todos os dias na sua residência. Ao decorrer dos anos a companhia coletou milhares de imagens de satélite, que podem responder algumas questões de quem deseja utilizar a energia solar em sua casa.

Os dados devem captar o tamanho do telhado e quanto de energia pode ser capturada ao decorrer do dia. Além disso, a iniciativa também irá revelar quanto será necessário gastar para implementar a tecnologia de captação de energia solar. Por fim, é claro, o projeto também irá calcular o valor que o consumidor economizará ao utilizar a energia solar.

Infelizmente a novidade é fechada, apenas os moradores de Fresno, Boston e São Francisco, nos Estados Unidos. Apesar disso, a Google revelou que tem planos de expandir o Project Sunroof, e quem sabe em algum momento até ser utilizado por pessoas curiosas do mundo inteiro.