Procel divulga resultados de pesquisa de posse e hábitos de uso de equipamentos elétricos

O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) divulgou, nessa segunda-feira, 18 de novembro de 2019, o resultado da Pesquisa de Posse e Hábitos de Uso de Equipamentos Elétricos na Classe Residencial. Realizada em 18.775 residências de todos os estados do Brasil e Distrito Federal, a pesquisa tem como objetivo conhecer o comportamento, as características de consumo, além do nível de conhecimento sobre eficiência energética da população brasileira.

Gráfico sobre horas de consumo dos principais equipamentos elétricos, tais como: ferro, microondas, som, lâmpadas, ar condicionado, chuveiro.

Foram 166 municípios selecionados e visitados, de julho de 2018 a abril de 2019, quando foram levantados dados como média de lâmpadas por domicílio; se possuem condicionador de ar, de que tipo e com que capacidade térmica; se possuem televisor e com que tipo de tela; se possuem celular e quanto tempo o aparelho fica ligado na tomada para carregar a bateria. Assim, sabe-se, por exemplo, que 97,35% dos domicílios têm televisor no Brasil e que cerca de 63% desses aparelhos têm tela de LCD/LED. Já os telefones celulares estão presentes em 95,25% dos lares dos entrevistados em todo o país.

“A pesquisa constitui um importante instrumento de gestão, pois seus resultados contribuem para a orientação e o planejamento das ações do Procel, além de também subsidiarem a formulação de diversos planos do setor elétrico, como, por exemplo, o Plano Nacional de Eficiência Energética, o Plano Nacional de Energia, o Plano Decenal de Expansão de Energia, entre outros”, explica o gerente do Procel, Marcel Siqueira.