Primeiro Transformador de Tensão Auxiliar do Brasil foi Instalado na Região Centro-Oeste do País

A ABB realizou o comissionamento do primeiro transformador de tensão auxiliar (SSVT) do Brasil, instalado na região centro-oeste do país. Em uma ação inédita no mercado nacional, o transformador de tensão auxiliar SSVT foi indicado para substituir transformadores auxiliares de uma subestação de 138 KV. A instalação elétrica está localizada no meio da ilha de transmissão, em um local distante de rede elétrica de baixa tensão. Logo, era necessária a alimentação auxiliar para suprir os equipamentos de proteção e controle.

Para Renato Milanese, coordenador de Serviços da área de Alta Tensão da ABB, esse tipo de fornecimento representa um passo à frente para as concessionárias, pois será possível levar energia elétrica para comunidades próximas de linhas de transmissão, mas distante de redes básicas de baixa tensão. “Com o SSVT é possível levar energia elétrica a regiões mais afastadas com baixo custo, assim como simplificar a alimentação auxiliar de subestações também na mesma situação, mas sem o gasto com transformadores auxiliares”, ressalta.

Desenvolvido com design monofásico, o SSVT pode ser conectado diretamente à rede de alta tensão e fornecer até 333 KVA fase-terra, ou 1 MVA trifásico. É uma solução única, que permite conexão direta e confiável à linha de transmissão de forma prática e econômica. Em subestações elétricas é capaz de fornecer tensão secundária em baixa ou média tensão para cargas de iluminação, tomadas de energia, instrumentação, controle e serviços auxiliares. O SSVT também pode ser instalado para promover energização de cargas rurais remotas e vilarejos afastados da rede de energia elétrica.

Fonte: www.canalenergia.com.br