Mudança de Hábitos para Garantir Benefícios da Eficiência Energética

Eficiência Energética. Cada vez mais esse conceito vem fazendo parte da vida das pessoas, porém muitos ainda desconhecem seu significado, bem como, seus benefícios. Toda e qualquer possibilidade do uso racional da energia elétrica pode ser considerada eficiência energética.

Aplicável em residências, a partir da mudança de hábitos comuns, em ambientes corporativos como escritórios, empresas de pequeno e médio porte, ou até em indústrias, seu conceito tem como aliado a conscientização pela melhoria do clima do planeta e os resultados se traduzem em conta de luz mais barata e combate ao desperdício de energia.

E na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Eficiência Energética(5 de março), a EDP, distribuidora de energia elétrica para as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, orienta sobre como utilizar os equipamentos elétricos de forma racional, trazendo melhor resultado e economia.

“Economia financeira e produção otimizada são alguns dos principais resultados da eficiência energética em residências, ambientes empresariais e industriais”, diz Marcos Scarpa, relações institucionais da EDP.

“Algumas mudanças de hábito inclusive podem minimizar o desperdício e, consequentemente, auxiliam para o melhor uso das fontes de energia e para uma redução da conta de luz”, completa o executivo.

O ar-condicionado e a geladeira são equipamentos de maior potência na residência e consomem mais. Para obter um bom resultado com relação àeficiência energética, é importante verificar a categoria do selo PROCEL – Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Quando mais elevada a categoria, mais eficiente é o aparelho, por isso, sempre que possível, escolha o nível “A”.

“Vale lembrar que, equipamentos eficientes são mais exigentes em relação à rede elétrica que os abastece, por isso, manter a fiação interna em equilíbrio é essencial”, ressalta Marcos Scarpa, sobre a necessidade do dimensionamento correto de carga na rede elétrica interna da residência. O executivo lembra que o chuveiro também é um dos vilões do consumo e o ideal é deixá-lo no modo “verão”, posição em que o aparelho consome menos.

A fuga de corrente é uma das grandes causas de aumento elevado no consumo de energia. Emendas de fios feitas de forma incorreta, conexões frouxas, fios desencapados ou com isolamento comprometido pelo tempo podem ocasionar a fuga de corrente.

Outros cuidados também podem potencializar a eficiência energética dentro de casa:

dicasVale lembrar que algumas taxas da fatura de energia, como o ICMS*, são calculadas pela quantidade de consumo, quanto mais kW/h, maior o valor a ser pago de imposto.

*O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Estado de São Paulo muda de acordo com a faixa de consumo do cliente. Até 90 kWh/mês, o consumidor é isento; de 91 a 200 kWh/mês, acréscimo de 12%, e acima de 201 kWh/mês, acréscimo de 25% sobre o consumo.

Fonte: Portal R3