IT-41 – Inspeção Visual das Instalações Elétricas

As estatísticas sobre acidentes com eletricidade infelizmente ainda são muito altas em nosso país.  Segundo dados do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, a 2ª causa de incêndios conhecida é ocasionada por instalações elétricas irregulares.  

Em uma parceria bem-sucedida entre o Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre e o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, foi criada há 5 anos a Instrução Técnica 41 (IT-41): Inspeção Visual das Instalações Elétricas, no qual tem ajudado a mudar a cultura da segurança das instalações elétricas de edifícios residenciais e comerciais, uma vez que tem incentivado síndicos e administrados de edifícios a realizarem readequações das instalações elétricas.

Baseado na IT-41 foi criado um Manual de Inspeção Visual das Instalações Elétricas a fim de  orientar o agente vistoriador do CBPMESP (Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo) a realizar uma inspeção visual de acordo com essa instrução técnica.

Apesar disso, nosso intuito em levar o conhecimento a você leitor sobre esse Manual, é porque neste documento há informações valiosas sobre como identificar visualmente a existência ou não de dispositivos de proteção, por exemplo. Acreditamos que esse guia poderá apoiar os profissionais da área em uma rápida constatação visual de possíveis problemas apontados por uma instalação elétrica, e desse modo, continuar incentivando um maior número de readequações das instalações elétricas de muitos edifícios.

Faça download do Manual no Portal do Leonardo Energy: https://leonardo-energy.org.br/wpdm-package/manual-de-inspecao-visual-conforme-it-41/

1 Comentário

  1. Muito útil a divulgação deste manual, o conhecimento faz com que pessoas sejam mais prudentes e evitem se arriscar.Também serve para ajudar outras pessoas em situação de risco a se previnir.