Distribuidoras de Energia Darão Bônus para Troca de Motores Elétricos Antigos por Novos mais Eficientes

Em uma entrevista à revista Abinee, o diretor de equipamentos industriais da entidade aborda a oportunidade para redução dos custos e de consumo de energia elétrica que podem ser obtidos pela indústria através do programa de incentivo que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) disponibilizou para as concessionárias de energia elétrica.

Em 29 de outubro 2015, a ANEEL publicou um programa de incentivo à substituição de motores elétricos antigos por novos mais eficientes. Para participar do programa, que concede o bônus e paga uma parte do custo de aquisição do motor novo mais eficiente, as empresas devem procurar as suas concessionárias de energia elétrica

O Diretor de Equipamentos Industriais da Entidade, Antonio Cesar da Silva afirma que o programa pode ajudar as empresas nesse momento de recuperação.

“Apesar das dificuldades presentes, acreditamos que alguns segmentos podem ter respostas melhores em 2016”, afirma o diretor. O caminho para a área pode estar no projeto da Chamada Pública Nº 02/2015 – Projeto Prioritário de Eficiência Energética da ANEEL-, publicado em 29 de outubro, que incentiva o setor industrial e comercial, através de um sistema de bônus, a implementar ações para redução da economia de energia elétrica. “A diretoria da Abinee, junto com a CNI e PUC-RJ, contribuíram com estudos e subsídios para este projeto de eficiência energética voltado principalmente ao setor industrial”, diz.

Segundo Silva, devido ao atual custo de energia elétrica, muitos serão impactados positivamente de forma direta ou indireta caso optem aderir a este projeto. “A medida da ANEEL foca na substituição de motores elétricos antigos ineficientes em operação, pois estes respondem por aproximadamente 30% do consumo da energia elétrica nacional”.

As empresas interessadas em substituir seus motores antigos usando o benefício do bônus citado na Chamada Pública Nº 02/2015 – Projeto Prioritário de Eficiência Energética – devem procurar a sua concessionária distribuidora de energia elétrica. Silva destaca que a redução do consumo de energia elétrica por meio da substituição de equipamentos antigos por novos mais eficientes diminui o custo da conta de energia, aumenta a produtividade (fazer o mais com menos) e a capacidade de competitividade. “Além destes ganhos para quem substitui seu equipamento antigo, a medida gera impactos positivos para toda a cadeia produtiva envolvida na fabricação dos equipamentos novos”.

Conheça mais sobre a Chamada Nº. 002/2015 – Projeto Prioritário de Eficiência Energética “Incentivo à substituição de motores elétricos – promovendo a eficiência energética no segmento de força motriz.” – http://goo.gl/rsFcsJ. Aproveite e conheça o Caso de Sucesso do Programa Indústria Mais Eficiente da Concessionária de Energia de Santa Catarina – CELESC – http://goo.gl/B0PA0Y