ANEEL promoverá Seminário Internacional de Micro e Mini Geração Distribuída

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) realizará, nos dias 20 e 21 de junho de 2018, em Brasília-DF, o Seminário Internacional de Micro e Minigeração Distribuída. O evento objetiva discutir, com diversos agentes do setor elétrico, os aspectos da regulamentação que carecem de aprimoramento e as soluções adotadas mundialmente para mecanismos de compensação de energia. Acesse aqui a programação.

O Sistema de Compensação foi criado pela Resolução Normativa ANEEL nº 482/2012, permitindo que consumidores instalem sua própria geração e obtenham abatimento nas faturas de energia elétrica. As regras atuais têm permitido uma evolução constante da quantidade de micro e minigeradores e, somente em 2017, o número de sistemas instalados aumentou em 167%, passando de 8.000 para mais de 21.000. O total da potência instalada representa atualmente cerca de 330 MW, superando as projeções realizadas pela Agência.

O aprimoramento da REN nº 482/2012 está previsto na Agenda Regulatória 2018-2019 e a ANEEL está iniciando, já neste primeiro semestre de 2018, os estudos e as discussões sobre a matéria, com participação ativa da sociedade. Além da abertura de uma Consulta Pública, a Agência promoverá o seminário com a presença de distribuidoras, consumidores, associações, empresas de integração de micro e minigeração, fabricantes de equipamentos e academia. O objetivo do evento é debater formas de adequação da Regulamentação vigente e identificar eventuais barreiras à geração de pequeno porte conectada na distribuição, com foco na sustentabilidade do modelo de desenvolvimento da micro e minigeração distribuída.

As inscrições para o evento, com vagas limitadas, estão abertas ao público entre 28/5 e 7/6. Para se inscrever, envie um e-mail para eventos@aneel.gov.br informando seu nome, cargo e a instituição onde trabalha. A ANEEL esclarece que o registro em vídeo e as apresentações serão disponibilizadas na internet.

Fonte: ANEEL