Qualifio Alerta – cuidado, você pode estar dormindo com o inimigo!

Qualifio Alerta: cuidado, você pode estar dormindo com o inimigo.

Será que você consegue dormir tranquilo em sua casa?

Será que você já pensou nas condições dos fios e cabos de sua instalação elétrica?

Se você tem um ar-condicionado em casa, sabe se foi instalado corretamente?

Se sua resposta foi negativa para alguma das duas perguntas acima, cuidado: você pode estar dormindo com o inimigo!

Infelizmente, não é só você que pode estar correndo este risco, quem visitou o Museu Nacional, ou até mesmo quem trabalhava no local, também não deveria estar tranquilo, afinal, o laudo da investigação do incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, ocorrido em setembro do ano passado, concluiu que falhas na instalação elétrica são as mais prováveis causas do incêndio, que consumiu a maior parte das peças do acervo, segundo relatório divulgado na última quinta-feira (4 de abril).

Fatalidade ou irresponsabilidade?

O resultado do trabalho dos peritos, que embasará o inquérito da Polícia Federal, apontou que uma sobrecarga em um ar-condicionado instalado no auditório do piso térreo do Museu, foi a causa para o início do incêndio.

O relatório descreve que ocorreu uma corrente muito superior à que o cabo era capaz de suportar, sem queda do disjuntor, ou seja, houve um curto-circuito no aparelho de ar-condicionado.

Segundo o perito Marco Antonio Zatta, ainda na parte elétrica, o perito citou a deficiência no aterramento dos fios, onde o mesmo foi realizado somente na parte externa, e não na interna, ou seja, foi feito pela metade.

Não durma com o inimigo     

O incêndio no Museu Nacional nos faz refletir e olhar para dentro dos nossos lares. A perda do patrimônio histórico da humanidade é imensurável, e talvez você teria a mesma sensação se perdesse todos os bens materiais acumulados durante árduos anos de trabalho.

Por outro lado, a sua dor poderia ser ainda maior se, no caso de um incêndio em sua casa, você perdesse o bem mais importante de sua vida: a sua família!

No caso do Museu, podemos literalmente dizer que o fator SORTE foi relevante, não havendo o registro de mortes, mas, sabemos que nem sempre é assim.

Investir financeiramente na revisão das condições das instalações elétricas de sua casa é muito mais importante do que realizar a viagem dos sonhos, afinal, se você estiver dormindo com o inimigo, a viagem tão desejada poderá nunca ocorrer, pois se um incêndio acontecer, vidas poderão ser perdidas!

Não durma com o inimigo: faça um check-list, junto com o profissional eletricista que irá acompanhar a reforma da sua instalação elétrica, de todos os itens que estão falhos. E o mais importante:  exija que sejam instalados fios e cabos elétricos confiáveis. Somente eles poderão garantir uma longa vida-útil para sua instalação.

Como saber se o material que estou comprando é confiável

A Qualilfio – Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos, realiza mensalmente uma ação de monitoramento dos fios e cabos comercializados nos principais pontos de venda, a fim de garantir que o consumidor não esteja comprando “gato por lebre”. 

No ano de 2018, a associação coletou, 611 amostras de fios e cabos no mercado, e que 57% delas não-conformes, apresentando um desvio de resistência elétrica de 28%.

Essas amostras que se encontravam em não-conformidade foram provenientes de 66 fabricantes diferentes.

Um Selo de Qualidade que pode salvar vidas

Imagine que bom seria ter um Selo que atestasse a qualidade de uma marca de fio ou cabo e garantisse que aquele é um produto confiável.

Vamos te contar uma novidade em primeira mão: a Qualifio vem desenvolvendo exatamente este selo que auxiliará consumidores e profissionais na hora da compra.

Em breve, os produtos presentes nas lojas possuirão um selo que lhe ajudará a identificar se aquele produto é confiável ou não.

Mas, enquanto este selo ainda não está disponível nas prateleiras das principais lojas de materiais elétricos, descubra, clicando aqui, quais são os fabricantes que seguem rigorosamente, as normas pré-estabelecidas para a produção de fios e cabos seguros e confiáveis.

Evite RISCOS com acidentes elétricos. Seja RESPONSÁVEL pela sua própria segurança. Use somente fios e cabos CONFIÁVEIS.

Siga a Qualifio nas Redes Sociais: @qualifiobr

Fontes utilizadas sobre os dados do Museu: G1.com e Veja.abril.com