Regulamentação sobre Técnicas de Conexão das Usinas Eólicas e Fotovoltaicas aos Consumidores de Baixa Tensão

Com a emissão em 2012 da Resolução Normativa nº 482 pela ANEEL, que entrou em vigor em janeiro de 2013, que permite a conexão de microgerações distribuídas nos sistemas de distribuição de energia em baixa tensão, novas regras e oportunidades surgiram para edificações residenciais, comerciais e industriais.

O objetivo deste seminário on-line é mostrar as regulamentações e técnicas necessárias para a adequação das instalações elétricas de baixa tensão com a nova tecnologia limpa de geração de energia que está ao nosso alcance (energia fotovoltaica, energia eólica etc.).

Marcelo Rodrigues – Engenheiro eletricista com ênfase em Eletrotécnica pelo IMT e engenheiro de segurança do trabalho pela USP. Trabalhou nas empresas Dow , Hoechst e CPFL em projetos elétricos, de automação e gerenciamento de empreendimentos. Por mais de quatro anos trabalhou na iniciativa da introdução do Veículo Elétrico no Brasil e hoje é o responsável técnico do projeto Aris. Na área de serviços foi gestor de construção de mais de 17 subestações, muitas delas voltadas à exportação de energia. Hoje seu trabalho é voltado para a elaboração de procedimentos operacionais, medição de energia, projetos industriais e treinamentos na empresa Passopadrao com o objetivo de analisar toda a informação existente e transformá-la em verdadeiro conhecimento para as pessoas.

Arquivos disponíveis

  • Doc-102-er-Webinar-Regulamentacao-sobre-Tecnicas-de-Conexao-de-Eolicas-e-FV

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados