Programa de Implantação de Gestão de Energia na Indústria – NBR ISO50001. Parceria Procobre, Senai e Eletrobrás

O suprimento de energia sempre foi uma questão importante e fatores como as mudanças climáticas deram mais seriedade ao assunto nas últimas décadas. Neste contexto, a gestão da energia tem a sua importância para as organizações na medida em que permite que estas controlem o uso e o consumo de energia e encontrem soluções para um melhor aproveitamento, acarretando menores custos de produção e melhoria da rentabilidade dos negócios.

Com o objetivo de fomentar a adoção de um Sistema de Gestão da Energia – SGE, baseado na norma ISO 50001 na indústria brasileira, setor responsável pelo consumo de 33% de energia no país, o ICA/Procobre e a Eletrobras estabeleceram uma parceria para implementar o sistema de gestão em indústrias do estado de São Paulo. O projeto contou com a participação do SENAI-Pirituba para a seleção das empresas e o desenvolvimento dos trabalhos junto à Eletrobras, tendo o Procobre como patrocinador.

Conheça cada um dos cases de sucesso das empresas que aplicaram e receberam a certificação ISO 50001 de gestão de energia, clicando nos links e também conheça o projeto em detalhes baixando o arquivo abaixo:

BAXTER HEALTHCARE

BEMIS

COCA COLA FEMSA

PLASTIFLUOR

L’OREAL

FICOSA

CECIL

Arquivos disponíveis

  • Sistema de Gestão de Energia

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados