Implantação do Sistema de Gestão de Energia – Case Hospital Israelita Albert Einstein

O Hospital Israelita Albert Einstein revisa e estabelece anualmente suas metas energéticas sobre os insumos utilizados na unidade Morumbi, visando alcançar:

  • Evitar consumo de energia;
  • Excelência técnica sobre o uso e consumo de energia;
  • Redução do consumo específico de energia;
  • Melhorar continuamente o desempenho energético;
  • Estabelecer processo sistemático na Gestão Energética;
  • Promover a cultura de responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável.

O projeto de implantação do sistema de gestão de energia no Hospital Albert Einstein atendeu a expectativa da instituição, que sempre foi assegurar o melhor desempenho energético em suas operações, utilizando de maneira adequada as tecnologias disponíveis e mantendo seus funcionários conscientes da importância do uso racional da energia. Com isso, também atendeu ao objetivo de se manter em linha com as melhores práticas mundiais. Dessa forma, implantar um modelo de gestão focado na melhoria constante do desempenho e com possibilidade de auditoria em nível internacional se alinha com as expectativas da instituição.

O grande destaque deste projeto foi a grande parceria estabelecida com o Procobre, representante brasileiro do ICA (International Copper Association), que foi fundamental para execução de cada uma das fases do projeto.
A assessoria prestada pelo SENAI, desde o treinamento inicial, até o acompanhamento da auditoria de certificação, também foi determinante nessa jornada.
A participação da Eletrobras, que além de conduzir a realização da auditoria interna, trouxe diversas e valiosas contribuições para a melhoria do modelo de gestão da energia do Einstein.

Arquivos disponíveis

  • Einstein - Projeto SGE

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados