Guia para Aplicação da Norma ABNT NBR ISO 50001 – Gestão da Energia

Sistemas de Gestão de Energia (SGEn) são considerados uma das principais ferramentas adotadas globalmente para se promover a eficiência energética e o uso racional dos recursos naturais. Embora seja utilizado prioritariamente por indústrias, todos os setores da economia podem se beneficiar dos seus elementos técnicos e teóricos para obter aumento de produtividade e redução dos gastos energéticos.

A ISO 50001 é a norma técnica segundo a qual SGEn vêm sendo implementados globalmente. No Brasil, esta norma é conhecida como ABNT NBR ISO 50001 e tem como característica de destaque a introdução do “desempenho energético”, conceito mais amplo que eficiência energética que incorpora também o uso e o consumo de energia (relacionados, respectivamente aos usos finais dado à energia e a as fontes de energia utilizadas).

Este Guia traz na íntegra as proposições e requisitos estabelecidos na ISO 50001 para o estabelecimento e implementação de um Sistema de Gestão de Energia por meio de explanações, interpretações da norma e exemplos que refletem a prática de organizações de diversos segmentos de mercado. Tem como objetivo desenhar o caminho que conduza uma organização pelo caminho que leva à adequada implementação e operação de um Sistema de Gestão de Energia.

Desenvolvido pelo ICA/Procobre, contribui para que organizações de todos os tipos e tamanhos possam visualizar, na prática, como a gestão de energia pode contribuir para a sustentabilidade econômica, ambiental e social de seus negócios ao longo do tempo.

Arquivos disponíveis

  • MOT_Guia_Gestao_de_Energia

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados