Guia de Aplicação de Qualidade de Energia – F 4.3.1 – Resiliência – Aumentando a Confiabilidade com Fontes de Reserva

A ruptura causada pela interrupção de energia ou pela baixa qualidade da tensão é sempre inconveniente e pode ser séria. Em hospitais há um risco óbvio a pacientes que sofrem operações ou que estão sob cuidado intensivo. Edifícios públicos, como cinemas, teatros, salas de exibição etc., onde as pessoas se concentram em áreas relativamente confinadas, existe um risco específico durante uma falta de energia. Indústrias, especialmente aquelas de processo contínuo (papel, aço) ou de alta tecnologia (semicondutores), sofrem ciclos de recuperação longos após falhas elétricas e falta de energia. Virtualmente, todos os usuários comerciais e industriais de eletricidade terão cargas elétricas individuais ou grupos de cargas que precisam de melhor qualidade ou confiabilidade da alimentação do que aquelas disponíveis diretamente da alimentação pública.

Frequentemente, os requisitos de potência destas cargas são relativamente pequenos e podem ser atendidos facilmente pelo uso de fontes auxiliares e/ou fontes ininterruptas.

Há uma grande variedade de dispositivos e fontes de alimentação de reserva disponíveis no mercado e a escolha dependerá das características da carga e do tipo, duração e severidade das perturbações de energia que podem ser tolerados.

Arquivos disponíveis

  • Doc-110-ie-qe-Guia-de-Aplicacao-de-Qualidade-de-Energia-F-4-3-1-Resiliencia-Aumentando-a-Confiabilidade-com-Fontes-de-Reserva

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados