Guia de Aplicação da Norma Técnica IEC 60364-8-1 – Eficiência Energética das Instalações Elétricas

O “Guia de Aplicação da Norma Técnica IEC 60364-8-1 – Eficiência Energética das Instalações Elétricas” foi elaborado para fornecer ao leitor ferramentas para aplicar os principais conceitos teóricos da norma considerando as novas e relevantes visões sobre o tema, utilizando como critérios, além do dimensionamento técnico de cabos elétricos, também a eficiência energética e conceitos ambientalmente sustentáveis.

O objetivo da norma é fornecer elementos para o projeto de uma instalação elétrica eficiente, que permita estabelecer um processo de gerenciamento de energia de modo a atender às necessidades dos usuários com investimentos aceitáveis.

Conforme o texto da norma, a otimização da utilização da energia elétrica pode ser facilitada mediante a adoção de adequadas considerações nas fases de projeto e instalação.

Uma instalação elétrica é capaz de prover um nível adequado de serviço e segurança com o menor consumo de energia elétrica possível. Além dos diversos parâmetros que são levados em consideração no projeto das instalações elétricas, nos dias de hoje, também deve ser dada muita importância em focar as reduções das perdas no sistema e na sua utilização. Dessa forma, o projeto da instalação como um todo considera os dados de entrada dos usuários, fornecedores e distribuidoras de energia.

O documento considera que a taxa de construção de novas edificações quando comparada com as existentes é baixa, entre 2 % e 5 % anual, dependendo da situação da economia de cada local. É importante, consequentemente, que a norma IEC 60364-8-1 também se aplique às instalações elétricas existentes nas edificações, além de instalações novas. É exatamente na reforma das edificações antigas que melhorias globais significativas podem ser obtidas em eficiência energética.

Arquivos disponíveis

  • BWI - Guia Procobre IEC 60364-8-1 - Eficiência instalações elétricas - Mar19

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados