Comparação de Custos de Cobre e Alumínio em Cabos Isolados de Baixa Tensão

A discussão sobre as vantagens e problemas para o uso de condutores de cobre versus alumínio tem sido realizada por um longo tempo. As preocupações baseiam-se nas propriedades muito diferentes dos dois materiais e na sua adequação para aplicação nos sistemas elétricos.

Para fornecer ao usuário informações necessárias para tomar uma decisão clara e correta sobre a seleção dos condutores de cobre ou alumínio em sistemas elétricos, apresentamos este estudo dividido em duas partes: A primeira discute as diferentes propriedades dos materiais considerando o uso em sistemas elétricos e apresenta resultados de testes de projetos canadenses de características mecânicas e elétricas utilizando diferentes tipos de conectores.

A segunda parte fornece uma comparação entre o cobre e o alumínio e sua relevância na aplicação em cabos isolados elétricos, usados na distribuição e nos alimentadores, considerando a análise do ciclo de vida e as diferentes propriedades mecânicas e elétricas. Dois estudos de caso também são apresentados afim esclarecer pontos adicionais a respeito de outros cenários.

Espera-se ao final, que  no momento da aquisição, o usuário leve em consideração não apenas as questões técnicas e de preço de produto, como também os custos do ciclo de vida e suas composições como logística, instalação, utilização e manutenção do sistema, resultando assim em uma compra mais inteligente e sustentável.

Arquivos disponíveis

  • Life time Comparison of Cu Al LV Cables

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados