A Nova Portaria 51 do Inmetro sobre Certificação de Instalações Elétricas

No dia 30 de janeiro de 2014, o Diário Oficial da União publicou a Portaria nº 51 do Inmetro, que aborda os Requisitos de Avaliação da Conformidade para Instalações Elétricas de Baixa Tensão (RAC). A iniciativa era bastante aguardada pelos agentes que militam no setor elétrico e pode representar um marco na busca por mais segurança nas instalações elétricas brasileiras.

Este seminário on-line tem por objetivo apresentar os principais requisitos técnicos da Portaria 51 necessários para realizar a vistoria nas instalações elétricas.

Trata ainda dos itens relativos aos procedimentos administrativos do documento, incluindo a apresentação do Organismo de Certificação de Produtos e introduzindo a figura do “avaliador” de instalações elétricas.

Hilton Moreno – Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). – Consultor técnico do Procobre Brasil. – Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas comissões, dentre as quais da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039. – Participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normalização Técnica. – Ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e atual professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação Santo André, SP. – Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior. – Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias, etc. e de inúmeros artigos técnicos. – Revisor da 5ª edição do livro “Instalações Elétricas” de Ademaro Cotrim. – Editor geral e autor das seções da ABNT NBR 5410 e ABNT NBR 14039 do Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras. – Coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. – Membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil. – Conselheiro da ABRACOPEL. – Diretor Geral da Hilton Moreno Consulting, Diretor Técnico da Atitude Eventos e Diretor Técnico do Portal HMNews.

Arquivos disponíveis

  • Doc-99-ie-Webinar-A-nova-Portaria-51-do-Inmetro-sobre-certificacao-de-instalacoes-eletricas

Esse artigo foi útil?

Artigos relacionados