Impacto da Impedância na EE e Econômica de Transformadores Mono nas Redes MT

Quando: 08/08/2014 às 9h

Iniciativas: Gestão de Ativos, Transformadores

O transformador de distribuição é responsável por aproximadamente um terço das perdas totais na rede onde se encontra inserido, apesar deste equipamento apresentar rendimento com eficiência. Em termos de potência consumida, o impacto destas perdas pode ser elevado quando computado a nível macroscópico.
Assim, a redução das perdas de energia nos transformadores de distribuição resultaria em ganhos econômicos às concessionárias e aos consumidores, bem como, ganhos ambientais pela redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.
Uma das estratégias utilizadas para a redução da perda de energia nos transformadores de distribuição é aumentar o número das camadas nos enrolamentos de baixa tensão de 2 para 3, o que altera a sua impedância. Deste modo, o aumento de comprimento da culatra do núcleo acaba por ser menor do que a redução da altura das colunas, reduzindo, portanto, as perdas no núcleo seus custos em uma proporção maior do que o aumento das perdas e seus custos nos enrolamentos

Palestrante
Palestrante Alessandra Freitas Picanço
Graduou-se em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Amazonas (em 2001). Títulos de mestre e doutor em 2006 e 2009 pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, onde leciona as disciplinas de análise de sistemas elétricos, conversão eletromecânica e proteção de sistemas elétricos.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Apresentação

Clique aqui para abrir o arquivo da apresentação.