Dimensionamento de Condutores de Baixa Tensão na Presença de Harmônicas Conforme a Norma ABNT NBR 5410

Quando: 22/10/2010 às 9h

Iniciativas: Instalações Elétricas

A norma ABNT NBR 5410:2004 estabelece as condições gerais para o dimensionamento dos condutores de condutor de fase e condutor neutro de uma instalação elétrica de baixa tensão. E em ambos os casos, considerar a presença das correntes harmônicas é fundamental para o correto dimensionamento dos circuitos, evitando-se sub-dimensionamentos que podem colocar os condutores em situação de sobrecarga.
Este webinar apresenta as prescrições da norma no que se refere ao dimensionamento dos condutores elétricos na presença de harmônicas e mostra alguns dimensionamentos baseados em situações reais.

Palestrante
Palestrante Hilton Moreno
Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980). - Consultor técnico do Procobre. - Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT, com participação em diversas comissões, dentre as quais da NBR 5410 e NBR 14039. - Participante de atividades de normalização técnica na Associação Mercosul de Normalização e no Comitê Panamericano de Normalização Técnica. - Ex-professor da Escola de Engenharia Mauá e atual professor do Curso de MBA de Gestão de Energia da Fundação Santo André, SP. - Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior. - Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias e de inúmeros artigos técnicos. - Revisor da 5ª edição do livro "Instalações Elétricas" de Ademaro Cotrim. - Editor geral e autor das seções da NBR 5410 e NBR 14039 do Guia O Setor Elétrico de Normas Brasileiras. - Coordenador técnico da Revista O Setor Elétrico. - Membro da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas. Ex-presidente da NEMA Brasil. - Conselheiro da ABRACOPEL. - Diretor da Hilton Moreno Consulting, Diretor Técnico da Atitude Eventos e Diretor Técnico do Portal HMNews.

Vídeo

Para assistir à gravação do Webinar, clique aqui.
Uma nova aba será aberta para carregamento do Webinar.

Iniciativas

Clique aqui e veja o arquivo relacionado em Iniciativas.