Troca de Motores Elétricos Oferece Ganho de Eficiência Energética

De acordo com Ministério de Minas e Energia, o setor industrial consome 43,7% da energia do país, dos quais, 68% com a força motriz, sendo 30% por motores elétricos. A substituição destes equipamentos por motores de alta eficiência, com maior presença de cobre, pode ser uma alternativa de economia e aumento da produtividade.

A aquisição de equipamentos não pode ser uma escolha baseada apenas no menor preço. A orientação do Procobre – Instituto Brasileiro do Cobre é considerar também o custo total durante a vida útil do bem, o consumo de energia e a manutenção. Atualmente, a venda de motores novos no Brasil equivale à quantidade de motores reformados.

Mas, a cada reforma do motor estima-se que a perda de eficiência energética seja de 3%. Além dos motores, sistemas elétricos, geradores, transformadores de distribuição e até eletrodomésticos, se mais eficientes, poderiam contribuir para a redução do consumo de energia elétrica a um custo 70% menor que a do investimento em geração de energia.

Confira no Portal Leonardo Energy o Webinar: Bônus para Substituição de Motores Elétricos – Projeto Prioritário Aneel – no qual explica detalhadamente sobre o Projeto Prioritário de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que incentiva a substituição de motores elétricos promovendo a eficiência energética no segmento motriz. O projeto foi lançado para que as distribuidoras de energia elétrica que aderirem ao programa concedam um bônus, em dinheiro, cujo valor pode chegar a até 60% do preço de compra de um motor novo de alta eficiência que irá substituir o motor atual em operação. O principal objetivo do Projeto Prioritário é promover a eficiência energética através da substituição de motores elétricos antigos ou recondicionados por motores modernos novos e mais eficientes, por meio de um reembolso ao consumidor, que passará a reduzir custos com manutenção consumir menos energia e aumentar sua produtividade, por conta dessa troca.  Ainda há mais informações no site: www.troqueseumotor.com.br