Sistema de Gestão de Ativos – Uma Ferramenta Poderosa para a Melhoria da Produtividade das Empresas

Lançado em fevereiro de 2014, o conjunto de normas ABNT NBR ISO 55000, 55001 e 55002 sobre Gestão de Ativos é sem dúvida um marco histórico para as organizações do nosso país, pois engloba em seus fundamentos a liderança e a cultura da empresa como fatores determinantes na obtenção de valor dos ativos.

As normas incentivam as organizações adequarem seus processos estratégicos a fim de aderirem às práticas propostas pelas normas. O grande desafio está em convencer as empresas que, ao se submeterem ao processo de certificação para a obtenção da ISO 55000, é possível, no caso dos ativos físicos, melhorar a forma de aquisição, uso e alienação desses ativos, a fim de obter um melhor desempenho, melhorando assim a competitividade da empresa.

leo1

Para contribuir com a divulgação dessa norma internacional e buscando incentivar a mudança de cultura das empresas, o ICA – International Copper Association, tem participado de diversos encontros, realizando apresentações e conduzindo debates a respeito do tema de Gestão de Ativos.

Somente no mês de junho foram 3 importantes eventos. No SIC – Simpósio Internacional de Confiabilidade, realizado durante os dias 7 e 10 de junho na cidade de Salvador – Bahia, mais de 250 pessoas estiveram reunidas e prestigiaram apresentações de empresas renomadas, tais como, a AES Tietê.

Já em Bogotá, Colômbia, o SIGASE – Seminario Internacional de Gestión de Activos en Sistemas Eléctricos –  reuniu cerca de 180 participantes, dentre eles, representantes das empresas do setor de energia elétrica da América Latina: Eletrobrás, Codensa, EPSA, Transelec, CTEEP e AES Eletropaulo.

No México, 190 participantes compareceram ao Facility and Hospitality Asset Management, que contou com a presença de importantes executivos. Este foi o primeiro evento organizado pela Associação Mexicana de Gestão de Ativos.

A implementação da ISO 55000 representa  uma mudança cultural no planejamento estratégico das empresas,  contribuindo para a melhoria da gestão tradicional por meio da gestão dos ativos, mostrando como estes são capazes de gerar valor para um negócio.

Conheça como aplicar a Norma ABNT ISO 55000 através deste Guia Prático preparado pelo ICA-International Copper Association: https://leonardo-energy.org.br/wpdm-package/gestao-de-ativos-guia-para-aplicacao-da-norma-abnt-iso-550001/

Fonte: Leonardo Energy Brasil