Fabricante do Segmento Plástico Investe em Solução de Eficiência Energética

Guiada pelo compromisso de oferecer descartáveis plásticos de alto padrão e com foco em sustentabilidade em seus processos, a Copaza, localizada em Içara, interior de Santa Catarina, buscou parcerias para otimizar o consumo de energia em seu parque fabril.

Para reduzir custos com energia elétrica e manutenção, a Copaza investiu em um projeto de eficiência energética em suas extrusoras plásticas. A empresa realizou a substituição do motor CC por um motor de alta eficiência de corrente alternada com rotor de ímãs permanentes.

“O intuito é a redução do consumo energético na empresa, sendo esta uma das premissas básicas para sermos mais competitivos no mercado de produtos descartáveis, que é o nosso segmento”, relata Claudio Zanatta, Diretor da Copaza.

“A mudança do tipo de motorização veio de encontro com nosso planejamento de redução de consumo de energia em 15%, com Payback de 1,8 anos. Um detalhe importante é a precisão e leveza do equipamento, que não deixa em nada a desejar se comparado a um motor CC, fora a infinidade de recursos que um inversor proporciona”, explica Zanatta.

Os estudos para medição e comprovação dos resultados foram feitos pela Copaza em parceria com a WEG e a SDS Automação e foram alcançados conforme o previsto.

“Tanto a instalação, quanto o funcionamento, atendimento e requisitos técnicos foram excelentes. Outro ponto relevante a ser considerado é que podemos contar com assistência técnica rápida e segura”, conclui Zanatta.

Fonte: Assessoria de Imprensa da WEG