Eficiência Energética na Indústria e em Edificações

A utilização de novas tecnologias e a redução no custo com energia são fatores fundamentais para as empresas manterem um alto nível de competitividade.

Construir um futuro de desenvolvimento sustentável é um desafio que depende de ações, investimentos e políticas internas industriais a serem implementadas hoje.

No cenário energético atual, o aumento do preço da energia associado ao potencial de economia nas empresas e em edifícios torna os investimentos em eficiência energéticos cada vez mais vantajosos.

Para edificações, independentemente do seu tipo, o potencial de economia é bastante significativo, pois para prédios já existentes a redução do consumo gira em torno de 25%, enquanto para novos chega a 50%.

O SENAI-SP com a colaboração da Agência de Cooperação Internacional Alemã Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH desenvolveu cursos de pós-graduação lato sensu em Eficiência Energética.

O projeto está alinhado ao PROPEE – Procedimentos do Programa de Eficiência Energética, elaborado pela ANEEL.

Os cursos de pós-graduação lato sensu em Eficiência Energética oferecidos pelo SENAI-SP estão direcionados aos principais setores consumidores de energia no país (Indústria e Edifícios) em itinerários distintos: um em “Eficiência Energética na Indústria” e outro, em “Eficiência Energética em Edificações”. Cada itinerário compreende 18 meses (360h) no Brasil e 15 dias (80h) opcionais de Vivência Profissional Internacional.

Ao final, os alunos apresentarão um Projeto Executivo de Eficiência Energética, sempre que possível, com números reais das empresas participantes, contemplando possíveis ações sustentáveis a serem realizadas a curto, médio e longo prazos, com os respectivos investimentos e tempos de amortização.

Vivência Profissional Internacional

Considerando que o processo de globalização exige profissionais cada vez mais qualificados num contexto internacional, no que diz respeito a tecnologias e aprimoramento de habilidades pessoais, o curso contempla um módulo opcional de duas semanas na Alemanha.

A Vivência Profissional Internacional permitirá aos alunos conhecer na prática projetos de Eficiência Energética em funcionamento em um país onde estes conceitos estão bem consolidados. Com isso, espera-se acelerar a implementação de projetos nas empresas participantes e a transferência de tecnologias.

Mais  informações

https://construcaocivil.sp.senai.br/noticia/588/10574/posgraduacao-em-eficiencia-energetica-em-parceria-com-faculdades-senai

Ou, falar com Reginaldo Saldes Costa no e-mail: rscosta@sp.senai.br ou pelo telefone: (11) 2227-6916.