Crescimento Mundial do Mercado de Veículos Elétricos Aumenta a Demanda de Cobre

Os veículos elétricos estão ajudando a gerar um futuro mais limpo e eficiente em termos energéticos. O novo Tesla Modelo 3, totalmente elétrico, foi planejado para ser o primeiro veiculo produzido em massa, revelou o CEO Elon Musk. O novo modelo 3 está previsto para começar a ser produzido nos próximos meses.

Embora a fabricante Tesla possa ter seus créditos como a primeira a produzir veículos elétricos elegantes, hoje ela não está mais só neste mercado.

O gigante sueco Volvo também teve um grande anúncio no início de julho: a partir de 2019, todos os seus carros serão veículos híbridos ou elétricos e a empresa não fabricará mais veículos com motores de combustão interna.

E até mesmo a Volvo não está sozinha.

Em maio, a Mercedes-Benz iniciou a construção de uma nova planta de baterias para carros elétricos no valor de US$ 560 milhões no leste da Alemanha, representando apenas uma fração dos US$ 11 bilhões que o fabricante alemão orçou para desenvolvimento dos veículos elétricos nos próximos 5 anos. Ele planeja lançar 10 novos carros puramente elétricos até 2022.

O Wall Street Journal informa que “quase todos os fabricantes mundiais de veículos estão montando seu próprio carro elétrico, movidos pelos preços cada vez mais baixos das baterias, regras de emissões mais estritas e incentivos governamentais lucrativos para clientes”.

A notícia da tendência para carros elétricos só fica melhor, já que a França anunciou que a venda de carros a gás e diesel terminará em 2040. Um artigo do New York Times salienta que, embora não seja um objetivo tão ambicioso como exposto pela Noruega e pela Índia, de acabar com as vendas até meados de 2030, o objetivo é claro: reduzir as emissões, tornando-se menos dependentes dos combustíveis fósseis e integrando mais veículos elétricos.

Boas notícias para os Veículos Elétricos, mas o que isso tem a ver com o cobre?

Devido à durabilidade, maleabilidade, confiabilidade e a condutividade elétrica do cobre, o seu uso no aumento do desempenho e eficiência nos componentes elétricos é amplo; não é surpresa que o metal seja usado abundantemente em veículos elétricos.

O cobre é um elemento crucial e essencial, usado não só nos motores elétricos, baterias, inversores e fiações dos veículos elétricos, mas também no grande número de estações de carregamento que terão de ser instaladas para acompanhar o aumento do número de Veículos Elétricos que estarão em breve rodando nas estradas.

Os veículos elétricos movidos à bateria (BEVs) usam cinco vezes mais cobre do que os veículos convencionais de motores a combustão (cerca de 86 kg na média). Além disso, um veículo elétrico puro pode conter mais de um quilômetro de fiação de cobre em seus enrolamentos de estator. Mesmo os veículos híbrido-elétricos usam cerca de 40 kg de cobre, enquanto uma bateria de ônibus elétrico usa a enorme quantidade de 369 kg de cobre. A demanda por cobre, devido aos veículos elétricos, deverá aumentar em 1.700 kilotons até 2027.

Com todos esses novos desenvolvimentos, está ficando claro que os veículos elétricos estão aqui para ficar e parecem dispostos a superar os automóveis convencionais no futuro próximo. Simplificando, mais carros elétricos fabricados significam mais uso de cobre, mostrando um futuro muito positivo para a indústria do cobre com uma tecnologia sustentável de crescimento rápido.

fonte: www.tesla.com