Construções Verdes Requerem Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores

A construção de residências e edifícios eficientes e sustentáveis é uma realidade que não tem mais volta. Segundo uma pesquisa realizada pelo CBIC – Câmara Brasileira da Indústria da Construção, com 1.123 entrevistados em 23 estados brasileiros, cerca de 30% da amostra busca economia de energia nas construções. É nesse momento que o Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos torna-se um grande aliado na economia de energia.

Estudos realizados pelo Procobre no Brasil e no mundo indicam que as perdas de energia nos condutores elétricos utilizados nas instalações elétricas prediais e industriais podem ser significativas, quando somadas anos a fio, de funcionamento das edificações. Essa preocupação em relação ao desperdício de energia dos condutores resultou, anos atrás, na publicação de uma norma IEC sobre o tema, que foi traduzida e publicada em 2011 como a Norma ABNT NBR 15920 – Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos

Esta norma faz uma análise técnica e econômica do assunto, indicando os métodos para realizar os cálculos das seções otimizadas em relação ao aumento da eficiência energética da instalação e o retorno dos investimentos para atingir os resultados. Como se sabe, toda melhoria de eficiência energética corresponde uma direta redução total nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera.

Esta norma faz uma análise técnica e econômica do assunto, indicando os métodos para realizar os cálculos das seções otimizadas em relação ao aumento da eficiência energética da instalação e o retorno dos investimentos para atingir os resultados. Como se sabe, a toda melhoria de eficiência energética corresponde uma direta redução total nas emissões de carbono (CO2) na atmosfera.

Para que você possa se aprofundar nesse assunto, quando estiver desenvolvendo seus seus projetos elétricos, recomendamos que faça o download de dois materiais desenvolvidos pelo Procobre, e assista ao Webinar: Dimensionamento Econômico e Ambiental de Condutores Elétricos – Reduzindo as Perdas Elétricas e as Emissões de Gases de Efeito Estufa 

IE05_DEAC

Catálogo Técnico – traz orientações para dimensionar os condutores elétricos de uma instalação considerando um conceito energeticamente mais eficiente e ambientalmente mais amigável possível.

 

 

IE08_DEAC_softwareSoftware – para quem deseja colocar em prática o dimensionamento econômico, esse software facilita a aplicação das equações envolvidas nos dimensionamentos econômico e ambiental de condutores elétricos de baixa tensão. Mostra como somar os custos iniciais, custos operacionais e custos totais de grupos de circuitos, obtendo assim a economia total e o período de retorno de investimento global de uma dada instalação, além de obter a redução total nas emissões de CO2 resultantes dos dimensionamentos ambientais.