Cinco Coisas que Você Precisa Saber sobre a Gestão de Ativos

O que é um ativo?

Podemos entender um ativo como sendo todo e qualquer objeto físico sob o controle de determinada organização — mesmo que ele não se encontre prontamente à sua disposição, incluindo desde o maquinário utilizado no processo de produção, os materiais de escritório, os veículos da empresa e os equipamentos de informática, por exemplo. Os ativos são, em suma, o conjunto de bens materiais que compõe o patrimônio de uma organização.

O que é a gestão de ativos?

A gestão de ativos é o processo de orientar a aquisição, o uso e a alienação de ativos para obter os melhores benefícios de seu desempenho, gerindo os riscos e custos relacionados ao longo do seu ciclo de vida.

O que é o PAS 55?

O PAS 55 é um procedimento técnico elaborado pelo Fórum Mundial de Manutenção e Gestão de Ativos com o objetivo de aperfeiçoar os sistemas de gestão de ativos físicos das empresas em um plano internacional, criando normas, padrões e incentivando a cooperação entre associações locais.

Qual a importância de praticar a gestão de ativos?

A gestão de ativos, de acordo com a ISO 55001, representa uma mudança cultural no planejamento estratégico das empresas, que contribui com a gestão tradicional através da visão dos ativos e do valor que eles são capazes de gerar para o negócio. A gestão de ativos não se limita ao gerenciamento dos ativos, mas transcende a barreira dos limites operacionais para influenciar as estratégias de negócio. Praticar gestão de ativos de acordo com as normas internacionais é uma garantia de se obter o equilíbrio entre desempenho, custo e riscos.

O que devo fazer para aplicar corretamente a ISO 55.001?

A Iniciativa Gestão de Ativos do Portal Leonardo Energy traz o documento “Guia para Aplicação da Norma ABNT ISSO 55001” no qual contribui para que empresas, especialmente no setor de energia, conheçam como a prática bem-sucedida da gestão de ativos pode alavancar negócios de forma eficiente e sustentável ao longo do tempo. Acesse (clicando na imagem abaixo) e faça o download gratuito do Guia: