Brasil tem um Representante no Comitê Internacional de Gestão de Energia

maxresdefault
Alberto Fossa – Vice-Chair do TC301

A promoção da eficiência energética no mundo é uma das bandeiras da International Copper Association (ICA), tanto é que de 2009 a 2014, a entidade deu todo o suporte às atividades do Brasil junto ao Comitê Técnico de Gestão de Energia, o TC242 – Energy Management. No mês passado, o TC242 se fundiu com o TC257 Energy Savings (que tratava do tema de economia de energia) e foi criado o TC301, que tem como vice-chair, o brasileiro Alberto Fossa. Com a nomeação, o Brasil tem agora assento em uma das organizações mais reconhecidas e respeitadas do mundo no tema normalização e padronização, relativas às questões de gestão e economia de energia.

Fossa, que também é gestor do Comitê Brasileiro de Gestão e Economia de Energia, o CB-116, da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) – que conta com a participação da ICA. A nomeação do brasileiro foi feita pelo Conselho de Gerenciamento Técnico (TMB  – Technical Manager Board) da ISO (International Organization for Standardization). O TC301 trata da gestão e economia de energia. O representante do Brasil nesse comitê técnico irá coordenar, junto com um representante da China, Geng Wang, os trabalhos relativos ao tema gestão e economia de energia. O TC301 é liderado pelo americano Roland Risser. A nomeação de Fossa é para o período de 2016 a 2019.

A relação de eficiência energética e o cobre guarda estreita relação, principalmente na produção de equipamentos mais eficientes para a indústria, particularmente os elétricos, que utilizam o cobre na fabricação de motores. A nomeação de Fossa como vice-chair nesse comitê internacional garante ao país uma posição estratégica dentro do novo TC. Os dois coordenadores, Brasil e China, irão liderar a análise de temas e priorização do desenvolvimento das novas normas. Além disso, farão parte de um novo grupo criado para o desenvolvimento do plano de negócios, que tem o objetivo de racionalizar as atividades, em função dos recursos disponíveis nos diversos países, e estabelecer uma agenda consistente para as necessidades globais vinculadas aos temas de gestão e economia de energia.

A primeira reunião plenária da TC 301 foi realizada na terceira semana de junho, em  Stocolmo, na Suécia. No início do encontro, que reuniu especialistas de todo o mundo no tema normalização, foi feita a aprovação da criação do novo comitê técnico.  O TC301 é a junção do TC242 – que foi o comitê técnico responsável pela criação da ISO50001, que trata da gestão de energia- e do TC257, que estava desenvolvendo normas vinculadas ao tema de economia de energia. Os temas tratados por esses dois comitês estavam muito próximos, por este motivo o TMB decidiu juntar os dois TCs em um único, com o objetivo de otimizar trabalhos e focar o desenvolvimento das normas internacionais.

A comissão espelho no Brasil, desses dois TCs (o 242 e o 257) é o CB-116, que foi lançado oficialmente no segundo semestre de 2015. Esse comitê foi estruturado para contribuir para economia e gestão de energia, por meio de produtos normativos, guias e divulgação, e também auxilia nas metas setoriais 2030. O CB-116 tem abrangência nacional e também atua no âmbito internacional, através da representação do País nos fóruns pertinentes da ISO.

Fonte: Assessoria Abrinstal